top of page

PESQUISA POR TAGS:

POSTS RECENTES:

O que é a TPM ?

O que é a TPM?

Segundo Mara Diegoli (médica, trabalha no Departamento de Ginecologia do Hospital das Clínicas e é coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com Tensão Pré-Menstrual do Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo.):

Tensão pré-menstrual, ou TPM, caracteriza-se por um conjunto de sintomas e sinais que se manifesta um pouco antes da menstruação e desaparece com ela. Se eles persistirem, não se trata da síndrome de TPM, que está diretamente relacionada com a produção dos hormônios femininos.

A produção dos hormônios femininos oscila ao longo do mês. Durante a menstruação, ela não tem nem estrogênio nem progesterona. O estrogênio é o hormônio da feminilidade, que deixa a pele mais bonita, a mulher mais alegre, faz desenvolver as mamas, arredonda o quadril e torna a voz mais suave. A partir da menstruação, o nível de estrogênio começa a crescer e atinge o máximo por volta do 14º ou 15º dia, fase em que ocorrem a ovulação e o aumento da libido. A mulher fica mais fogosa, mais alegre e é preciso tomar cuidado se não quiser engravidar. Depois, o nível de estrogênio vai caindo e a mulher começa a produzir progesterona. Segundo o próprio nome diz – pró-gestare -, trata-se do hormônio da gestação, que prepara a mulher para a gravidez. Se por um lado a deixa mais tranquila, por outro favorece a retenção de líquidos, o aumento de pelos e diminui a imunidade. Em contrapartida, interrompendo a ação do estrogênio, a progesterona impede, por exemplo, o desenvolvimento de câncer de útero. Ela chega para trazer controle e estabilidade, mas provoca alguns sintomas colaterais: inchaço, depressão, aumento de pelos. A segunda fase do ciclo é um período caracterizado por mais inércia e tranquilidade. As mulheres ficam um pouco deprimidas e mal-humoradas, mais quietas e com menos libido. De repente, os dois hormônios caem por volta do 26º, 28º dia e desaparece o equilíbrio. A queda gradativa do estrogênio provoca os sintomas típicos da TPM. Quando ele volta a crescer, a mulher se sente melhor.

Os sintomas da TPM

Os sintomas são variados: irritabilidade, depressão, dor nas mamas e agressividade, que pode e deve ser controlada. Dor de cabeça é outra queixa frequente. A mulher também chora fácil sem saber exatamente por quê e pode explodir sem motivo.

Como a massagem ajuda as mulheres com TPM

A maioria dos tratamentos da TPM estão direcionados a diminuir a ansiedade e a irritabilidade. Exercícios físicos aeróbicos e o uso de ansiolíticos estão entre esses tratamentos.

Nesse sentido, uma boa massagem – a Massagem Biodinâmica – recebida com regularidade, pode ser uma aliada no tratamento da TPM.

A Massagem Biodinâmica é um importante instrumento terapêutico que permite à pessoa experimentar diversas sensações: ser protegida, acolhida, vinculada.

Através da massagem o terapeuta está "falando" com a cliente em um nível muito profundo do seu ser. Não está dando energia; está contatando a energia da pessoa e estimulando seu fluxo. As mãos do terapeuta direcionam a energia e os efeitos desse contato permanecem internamente na cliente muito além dos minutos em que é tocada.

Recebendo massagem com regularidade o fluxo energético torna-se cada vez mais abundante, a cliente encontra sua riqueza interior, sua força e também o prazer de estar nesse corpo.

bottom of page